Pular para o conteúdo principal

Brasil vive maior surto de febre amarela em 14 anos

O Brasil vive o maior surto de febre amarela em 14 anos. Até terça-feira, 24, foram confirmados 70 casos da doença, com 40 mortes. Desse total, 21 são de pacientes que apresentaram os primeiros sintomas em meados de dezembro. O maior número de casos até então havia sido em 2003, quando foram confirmados 64 pacientes com febre amarela. Há ainda no País outros 364 casos em investigação, incluindo 49 óbitos.
Além do aumento expressivo do número de casos, a doença atinge um número maior de Estados e municípios neste ano. Em 2003, com o surto em Minas, os casos se espalharam por menos de 20 municípios do Estado. Agora, pelo menos 40 cidades apresentam registros de pacientes com suspeita da infecção. Há notificações também em Espírito Santo, Bahia e São Paulo. No total, 60 cidades do País já relataram casos suspeitos. 
A imunização em Minas é considerada baixa. Cerca de 50% da população está vacinada contra febre amarela. Em São Paulo, onde também há casos (veja ao lado), o índice chega a 80%. O coordenador de Controle de Doenças da Secretaria de Saúde de São Paulo, o infectologista Marcos Boulos, no entanto, afirma ser necessário atingir a marca de 95% em áreas consideradas de risco.

Postagens mais visitadas deste blog

ESPECIAL DE CARNAVAL: CAMBINDAS DE RIBEIRÃO !

Fala galera linda ! E seguindo o nosso passeio pelo estado de pernambuco no carnaval e também pela nossa cultura, vamos hoje conhecer um pouco sobre as cambindas de Ribeirão, Bora lá conferir ?  Então pessoal a brincadeira das tradicionais Cambindas de Ribeirão, cidade na  Zona da Mata Sul do Estado de Pernambuco, é mais uma das mais variadas festas iniciadas na república, que relembram os tempos da monarquia. Com a presença de um rei e uma rainha, e da escravidão tendo como característica os participantes se pintando de negros e revivendo através da dança e das letras das músicas, essa raiz africana pertencente a todos os brasileiros.   As Cambindas tem mais de 100 anos de tradição e folia, e por isso não podia ficar de fora do carnaval. o bloco este ano vai  para avenida,mostrar toda sua alegria e tradição no dia 19 de Fevereiro assim desta forma preservando a tradição !  Bem pessoal espero que tenham gostado e também gostaria de agradecer à Jessyca Ramo...

Morre aos 109 anos, Dona Biu Romeira

Dona Biu morre aos 109 anos com muitas boas histórias e experiências,  Nascida entre 1906 e 1907, na Usina Massauassu, Severina Maria da Silva,  109 anos, mais conhecida por Dona Biu Romeira Ela levava  uma vida voltada para a simplicidade, religiosidade e caridade uma senhora muito católica. Uma curiosidade foi  sua primeira comunhão que foi realizada com o Padre Cícero, figura religiosa conhecida em todo nordeste,  O sepultamento da romeira ocorrerá no cemitério São Luiz no centro de Escada, o velório ocorrerá na Sociedade União beneficente 25 de Março também no centro da cidade, o sepultamento deverá ocorrer no final da tarde desta quinta-feira (19).

Conhecendo melhor à coluna vertebral

A coluna vertebral é formada por 33 vértebras, cujo conjunto tem a função de apoiar outras partes do esqueleto. Cada vértebra é constituída de corpo, forame e um processo espinhoso, um prolongamento delgado da vértebra; e ligada às demais por articulações denominadas discos intervertebrais. Estes discos são formados por um material fibroso e gelatinoso, composto por um núcleo pulposo e ânulo fibroso. São eles que dão ao indivíduo a mobilidade necessária para a locomoção, atuando como amortecedores. A sobreposição das vértebras umas sobre as outras forma o canal vertebral, que segue as diferentes curvaturas da coluna. O canal vertebral é largo e triangular nas áreas em que a coluna possui maior liberdade de movimento, como nas regiões lombar e cervical, porém se torna pequeno e arredondado a medida em que chega às regiões onde há limitações dos movimentos, como a região torácica. O canal também serve de depósito para a medula espinhal do indivíduo, responsável pela comunicação com o ...